Iagor Peres
1995 | Rio de Janeiro – RJ
Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Em suas esculturas e instalações, Iagor Peres orienta-se pela vontade de transformar a noção de coisa a partir de um processo de recategorização da matéria. Partindo de relações estabelecidas entre obra, ambiente expositivo e o público, Peres atenta-se à gama de reações entre a matéria e as condições de umidade, temperatura e significado que as afetam. Tais configurações materiais traduzem o questionamento do artista acerca dos mecanismos produtores de diferença do pensamento branco-ocidental que incidem sobre a existência racializada. Sua experiência na dança reflete-se também na ênfase sobre o corpo e suas dinâmicas de aparecimento e retirada no espaço.
Entre suas exposições individuais estão Entresól, Pols, Valencia, Espanha (2024); Adiar anoite, Futuros – Arte e Tecnologia, Rio de Janeiro, Brasil (2024); Quando o raio bate na areia, Quadra, São Paulo, Brasil (2023); Participou também das coletivas Un interstício en todas partes a la vez, AGUASS, Barcelona, Espanha (2024); Emoção de lidar, Quadra, São Paulo, Brasil (2023); Prêmio PIPA, Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil (2023) e Possible agreements, Mendes Wood DM, Bruxelas, Bélgica (2022) e Ópera citoplasmática, MON – Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil (2022).
Formações
2021 Curso Pedra e Ar – EAV Parque Lage, Rio de Janeiro, BR, com Clarissa Diniz e Ulisses Carrilho (3 meses)
2020 Programa de estudos Trienal Frestas – O rio é uma serpente com Beatriz Lemos, Diane Lima e Thiago de Paula Souza (2 meses)
2018 Curso Tempo negro com Diane Lima, realizado pela Diáspora Conecta em Salvador, BA (1 mês)
2017 Curso O que vemos que nos olha com Lia Letícia, em Recife, PE (6 meses)
2016 Laboratório de Pesquisa em Performance urbana no Centro Cultural Brasil-Alemanha, em Recife, PE (12 meses)
2014 Escola de artes gráficas Redzero em Niterói, BR (12 meses)
Residencias e Cursos
2023 PEI – Programa de Estudios Indepiendentes no MACBA – Barcelona, ESP
2022 Ire – Arte, praia e pesquisa – Salvador, BA, como resultado do Prêmio FOCO (2 meses)
Imersão no Maranhão como processo para trabalho encomendado pelo Vleeshal Center for Contemporary Arts, na Holanda. Curadoria: Nomaduma Rosa Masilela e Thiago de Paula Souza (2 meses)
2021 Bolsista do curso Pedra e Ar na EAV, Parque Lage, Rio de Janeiro
2020 Programa de Orientação – Frestas Trienal, SESC, SP. Curadoria: Beatriz Lemos, Diane Lima e Thiago de Paula Souza (2 meses)
Pivô-Research. Curadoria: Clarissa Diniz (3 meses)
2019 Lugar a Dudas, Calí. CO. (1 mês)
Villa Waldberta, Munique. GER. Curadoria: Diane Lima e Mario Lopes (2 meses)
2018 Tempo negro – palestras de Diane Lima no Diáspora Conecta, Salvador, BA
2017 Residência Conexão Curimbó, Belém, PA
O que vemos que nos olha com Lia Letícia, Recife, PE
2016 Laboratório de Pesquisa em Performance Urbana no CCBA, Centro Cultural Brasil-Alemanha (1 ano)
Prêmios
2023 Prêmio PIPA 2023
2022 Prêmio FOCO – Artrio
2021 Prince Claus Seed Awards
2018 Premiado na 6ª edição do Prêmio EDP Nas Artes. Instituto Tomie Ohtake, SP.
Exposições Individuais
2023 Quando o raio bate na areia, Quadra, SP. Curadoria de Ariana Nuala
2021 Estrutura individual comissionada para campos densos para o Programa Anual de Exposições do CCSP 2020, São Paulo, SP. Curadoria de Helio Menezes
2018 Exposição comissionada Estudos para minha pele para o projeto de lançamento de artista da Galeria Maumau, Galeria Maumau, Recife, PE. Curadoria de Lia Leticia
Exposições coletivas
2023 Emoção de lidar, Quadra, SP. Curadoria Clarissa Diniz
2022 Possible Agreements, Galeria Mendes Wood, Bruxelas, BE. Curadoria de Thiago de Paula Souza
Ópera Citoplasmática, Museu Oscar Niemeyer. Curadoria de Diego Mauro e Luana Batista
2021 Festival Hors Piste, Centre Georges Pompidou e Centro Cultural Vale do Maranhão com a obra “Ali entre nós um invisível obliterante”. Curadoria de Gabriel Gutierrez.
Obra comissionada “____ ______ I” na Trienal Frestas – O Rio é uma serpente, curadoria de Beatriz Lemos, Diane Lima e Thiago de Paula Souza.
Obra comissionada para um projeto online em Food Culture – From the forest’s ashes, Vevey, Suíça. Curadoria de Valentina D’avenia
2020 Obra comissionada para Escrito no Corpo (Gravado no corpo), Carpintaria, Rio de Janeiro. Curadoria de Keyna Eleison e Victor Gorgulho
Exposição de lançamento da quarta edição da revista Propágulo, Recife, PE
2019 O que não é floresta é prisão política, São Paulo. Curadoria de Ocupação 9 de julho.
Obra comissionada para O melhor da viagem é a demora, Valongo Festival, Santos. Curadoria de Diane Lima
Obra comissionada para Cataclismo, Galeria Garrido, Recife, PE. Curadoria de Phantom five.
Obra comissionada para Lost Body – Deslocamento como coreografia, Villa Waldberta Munch, DE. Curadoria de Diane Lima
A memória da Deriva, Casa da Pólvora, João Pessoa,PB. Curadoria de Abiniel João do Nascimento e Thiago Costa.
2018 6ª edição do prêmio EDP Nas Artes, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo
2017 Mostra À Beira, Recife, PE. Curadoria coletiva – Coletivo à beira
1ª Mostra de Arte Pública Criaturas Urbanas, Galeria Maumau, Recipe, PE. Coordenado por Lia Letícia
Práticas Desviantes – Museu Murillo La Greca, Recife, PE. Curadoria de Ariana Nuala
2014 Peixe Vivo (Living fish) – Cine Artes, UFF, Niterói
Publicações/Citações
2021 6ª e 7ª edição da revista Propágulo
Resenha por Denise Ferreira da Silva no livro Entrevistas Brasileiras 2: Hans Ulrich Obrist
Catálogo Festival de Desenho Vivo – CCBB. Texto por: Ana Kiffer e Ariana Nuala
2020 Resenha na Pass Journal no artigo “Invisible / Obliterating” (on-line) por Denise Ferreira da Silva
Resenha do skinmaterial de Iagor Peres – por André Pitol no Programa de Exposições Anual do CCSP
Resenha na Frieze Magazine – no texto Recusa e fuga (on-line e impresso) por Denise Ferreira da Silva
Publicação coletiva Bololo – desenvolvida como conclusão para a residência de pesquisa PIVÔ
Contribuição com o texto – Ali entre nós um invisível obliterante – EHCHO
Outros fins que não a morte. Curadoria: Paulete LindaCelva
Contribuição com o texto – Quando um raio bate na areia. Propágulo Magazine, 4ª edição, Recife/PE
2019 Gravidade Magazine – 3ª edição, Salvador/BA
2018 Catálogo EDP Nas Artes – Texto de resenha por Diane Lima
Conversas/ Entrevistas/ Podcasts
2022 Entrevista para Contemporary & America Latina
2021 Entrevista de Monica Coster para a revista Desvio
2020 Rádio Montez Press – NY, EUA. Episódio: Fins. Curadoria: Manuel Arturo Abreu
2019 Podcast MOTE – 15ª edição – Paulete LindaCelva, Recife/BR.
Viernes Social, Lugar a Dudas, Calí/CO.
Classe de Materialidades – Universidad de Bellas Artes, Calí/CO.
CURVA PODCAST Curadoria: Leticia Barbosa, Recife/BR.